segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PROJETO A ARTE DE APRENDER BRINCANDO


Tutoras: Ângela, Lizete e Lourdes 


CURSISTAS: Clédina Silva Ribeiro Dias 
                     Clegislane Silva Ribeiro França 



Tema: A Arte de Aprender Brincando 




Projeto apresentado a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Supervisão de Tecnologia Educacional no Curso de Formação Continuada em INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL, com requisito para avaliação da atividade 2.1 Projeto Pedagógico.




1. Identificação
I DADOS DA ESCOLA.
      VI- Ezequiel Garcia, Rua 13 de maio s/n Centro Cidelândia-MA
II TITULO 
      Brincando e aprendendo 
III OBJETIVOS
       Geral: Resgatar  as músicas e brincadeiras como instrumentos de aprendizagem significativa. 

Específicos:
  • Despertar o gosto pela leitura.
  • Pesquisar diferentes músicas e brincadeiras tradicionais brasileiras.
  • Selecionar músicas e brincadeiras que desperta mais interesse. 
IV JUSTIFICATIVA 
      Nesta fase, em que a criança está aberta ao aprendizado, a oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalha de forma integrada, nas quais as crianças possam perceber a função que ela exerce e assim desenvolver  diferentes capacidades.
      Portanto este projeto visa através das músicas e brincadeiras, despertar mas crianças  o interesse pela leitura, oferecendo a elas a oportunidade de participar de diversos atos de leitura e de escrita, podendo desde de cedo, pensar sobre a língua e seu uso, construindo ideias como se lê e como se escrever. 
V METODOLOGIA 
   Este projeto será desenvolvido de forma que o aluno possa ser o centro. Ao desenvolvimento das atividades nele proposta.

VI ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
  •  Conversa com os alunos sobre as músicas e brincadeiras conhecidas. 
  •  Apresentar novas brincadeiras e músicas. 
  •  Selecionar as brincadeiras e as músicas mais atrativas. 
  •  Desenvolver atividade lúdicas. 
  •  Cartazes com músicas ilustradas. 
  •  Convidar os pois e avos para mostrar as brincadeiras do seu tempo.
  •  Reescrever as músicas e brincadeiras.
  •  Ensaiar as músicas e as brincadeiras selecionadas.  
VII MATERIAL UTILIZADO 

  • Micro System
  • CDS
  • Caixa de som
  • Microfone
  • Papel 40
  • Giz de cera 
  • Lápis, Lápis de colorido 
  • Fita adesiva 
  • Tesoura 
  • Pincéis
  • Data show
 VIII CULMINÂNCIA
  1. Apresentação de músicas contada pelas crianças. 
  2. Apresentação das brincadeiras aprendidas pelas as crianças.
  3. Exposição dos livros com músicas e brincadeiras.
XI DIVULGAÇÃO
Será feita através de cartazes e panfletos.
X AVALIAÇÃO 
A avaliação deve ser contínua, levando em consideração a singularidade de cada criança.
XI BIBLIOGRAFIA 
Nova escola edição especial.Jogos e Brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário